header ads

Morre o padre que ajudou Lula na greve de 1980

 05/01/2012   
Padre Adelino de Carli esteve à frente da Igreja Matriz durante os movimentos sindicais em S. Bernardo

Faleceu na manhã desta quarta-feira (04/01), no Rio de Janeiro, aos 83 anos, o padre Adelino de Carli, que estava à frente da Igreja Matriz de São Bernardo e deu apoio aos movimentos de greves dos metalúrgicos no início dos anos 1980.

O padre foi responsável por dar guarida aos metalúrgicos durante a campanha salarial de 1980. Com a intervenção no sindicato,o então bispo de Santo André, Dom Cláudio Hummes, liberou a matriz para as assembleias sindicais. Muitos fiéis foram contra a ação, mas padre De Carli retrucou. “De que vale prestar culto a Deus e dar as costas a quem luta pelo pão da vida?”, questionou, na época.

Depois de apoiar os movimentos sindicais no ABCD, o padre foi transferido para Guariba, no interior paulista e depois para Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

O corpo será velado na Igreja Matriz de São Bernardo a partir das 8h de quinta-feira (05/01) e será sepultado no cemitério da Vila Euclides depois de uma missa de corpo presente que será realizada às 15h. A prefeitura decretou luto oficial na cidade.
Vladimir Ribeiro  | ABCD Maior

Comentários