Capacidade instalada: 720 MW (megawatts)
Previsão de operação: 2012
Empregos gerados: 6.500 (diretos), juntamente com a UTE Pecém II
Fonte: carvão mineral pulverizado
Em fase de construção, as usinas termelétricas Energia Pecém e UTE Pecém II, localizadas no município de São Gonçalo do Amarante, devem aumentar em 90% a produção de energia elétrica no Ceará. Ambas funcionarão à base de carvão pulverizado, trazido de minas próprias da MPX na Colômbia, via Porto do Pecém.
A Energia Pecém terá dois módulos de 360 MW, totalizando 720 MW, dos quais 50% pertencem à MPX e 50% à EDP. No leilão de energia nova A-5, realizado em outubro de 2007, a usina contratou 615 MW médios, garantindo uma receita fixa e indexada ao índice de inflação IPCA de cerca de R$ 467,4 milhões (base: março/2009), durante 15 anos, a partir de 2012.
Desde dezembro de 2006, a planta tem Licença de Instalação emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).
A Tecnologia de Queima Limpa do Carvão (ou Clean Coal Technology) é uma iniciativa concreta tomada pela Energia Pecém em respeito às melhores práticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Para o desenvolvimento de mão-de-obra local para as usinas de Itaqui, Pecém e Parnaíba, a MPX capacitou profissionalmente 1.200 pessoas nos estados onde atua, em parceria com institutos de educação reconhecidos.
No Ceará, a UTE Pecém já capacitou 175 moradores da região. A previsão é de capacitar 500 pessoas em cursos de Construção Civil, Mecânica e Soldagem Industrial. Os cursos contam com a parceria do Centro de Ensino Tecnológico do Ceará e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.
Acompanhe o andamento das obras na Energia Pecém
Oito mil empregos diretos e indiretos serão gerados pela Energia Pecém e pela UTE Pecém II juntas. Visando à sustentabilidade da região, a MPX assumiu compromissos como:
Cursos técnicos para o desenvolvimento profissional da comunidade de São Gonçalo do Amarante;
Obras de adequação de infraestrutura urbana;
Ações de educação ambiental na rede pública de ensino.
Investimentos
Total: R$ 2,8 bilhões
MPX
Comentários
Postar um comentário