header ads

Secretário-geral da Fifa diz que é grande possibilidade de Fortaleza sediar sorteio das chaves da Copa de 2014

17/01/2012

A Fifa deu nesta terça-feira (17), em Fortaleza, o pontapé inicial da série de visitas às 12 subsedes para Copa do Mundo de 2014. O primeiro compromisso começou logo cedo, por volta das 8h30min, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), que concorre para abrigar o sorteio do Mundial no Brasil. 

A comitiva, liderada pelo secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, e que conta também com a presença do ex-jogador Ronaldo Nazário, membro do conselho administrativo do Comite Organizador Local (COL) da Copa, conheceu as instalações do equipamento, guiados pelo secretário de turismo do Estado, Bismarck Maia, e pelo governador do Estado, Cid Gomes. 

A visita durou cerca de 30 minutos. Valcke chegou a comentar que, de tão grande, seria necessário um ônibus para percorrer toda a área do Centro de Eventos. 

BOA IMPRESSÃO

Na coletiva, ao fim da manhã, o secretário-geral da Fifa garantiu estar impressionado com o andamento das obras no Centro de Eventos. "Vocês me conhecem. Se tenho que falar alguma coisa negativa, eu falo. E eu tenho uma palavra pra vocês. O Centro de Eventos é impressionante. Há grande possibilidade de sediar o sorteio para o Mundial. O trabalho de vocês é a melhor promoção que vocês podem mostrar para a Fifa", comentou. 

OUTROS CANDIDATOS

Falando sobre os demais candidatos, Valcke aproveitou para descartar o Rio de Janeiro como candidato. “São Paulo e Rio de Janeiro também concorrem, mas o Rio já recebeu o sorteio das Eliminatórias e queremos dividir os eventos entre as cidades, então, o Rio não deve receber. Mas o COL fará sua avaliação e vai passar à FIFA", disse.

Valcke também elogiou o acesso do Aeroporto Internacional Pinto Martins ao Castelão e à orla marítima de Fortaleza. 

ANDAMENTOS DAS OBRAS

O Centro de Eventos está com 96% das obras concluídas e deve ser inaugurado em junho deste ano.

VISITA AO CASTELÃO

Do Centro de Eventos, a comitiva partiu para o Castelão, para acompanhar o andamentos das obras.

Aproveitando a presença da Fifa, a Preifutura de Fortaleza realizou a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de mobilidade urbana para a Copa 2014.

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO

Com 54% das obras concluídas, o Castelão tem previsão para término de suas obras em dezembro deste ano. A praça esportiva será palco da semifinal da Copa das Confederações, em 2013, e também de seis jogos na Copa do Mundo, com possibilidade de receber até duas (uma está garantida) partidas da Seleção Brasileira.
Bruno Balacó - Portal Esportes O POVO

Comentários