Tesoura, pente, navalha e tablet. Foi-se o tempo em que o único instrumento de trabalho que cabeleireiros tinham que ligar na tomada era o secador.
Agora, profissionais responsáveis pelos cortes mais caros de São Paulo incorporaram os aparelhos ao seu trabalho diário.
"Eu me acostumei a apresentar editoriais de moda no iPad", diz Marcos Costa, cabeleireiro responsável pelos penteados de três desfiles na São Paulo Fashion Week, que começa nesta quinta-feira.
"Quando a [estilista] Fernanda Yamamoto me chamou para a reunião do desfile, na primeira prova eu ainda levei desenhos no papel", diz. "Mas, dali para a frente, só com meu tablet."Nos salões, os clientes também tiram vantagem do gadget. As pilhas de revistas de beleza -e de fofoca- continuam em seu lugar de destaque. Porém, o tablet concentra grande parte das imagens de cortes e penteados.
No salão Galeria, no Itaim Bibi, as fotos dos cabelos são divididas por comprimento (curto, médio e longo), cor e tipo (cacheado, liso, preso, noivas etc.). Também há um banco de dados de cortes masculinos.
"Com o tablet dá para ver detalhes que não daria para ver numa revista", diz Julio Crepaldi, sócio do local. "Além de ser possível ampliar sem perder qualidade."
Mesmo assim, o salão continua assinando 12 publicações. Algumas das fotos das revistas são digitalizadas para o tablet.
"Ficou mais fácil conseguir as fotos que eu quero", diz Marcos Proença, dono do salão que leva seu nome. Lá, os 11 cabeleireiros e quatro esteticistas têm iPads.
"Uma vez, queria uma foto que só tinha em uma revista australiana", diz Proença. "Achei para baixar."
APLICATIVOS
Fora as imagens de referência, os tablets também ajudam os cabeleireiros na hora de pôr a mão no couro cabeludo dos clientes.
Aplicativos como o Igora, que fornece a mistura exata de tinturas para chegar ao tom desejado, também servem ao profissional (veja abaixo).
Por meio dele, é possível escolher a cor do cabelo que aparece em uma foto e, depois de informar a coloração atual do cabelo, saber que tinturas usar -dispensando o "olhômetro" tradicional. Também é preciso informar se é a primeira vez que a pessoa está pintando o cabelo ou se é um retoque.
Não pense, porém, que Angry Birds e outros aplicativos populares não têm espaço nos salões de beleza.
"A gente também usa o tablet para entreter os clientes enquanto trabalhamos", diz Patrício Gatica, outro sócio do Galeria, no Itaim.
"É uma maravilha para deixar as crianças distraídas", diz ele. "É só colocar um joguinho que elas ficam quietas e dá para a gente trabalhar numa boa."
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