header ads

Dietas pobres em proteínas podem gerar perda de massa corporal

As pessoas que consomem calorias em excesso, em uma dieta pobre em proteínas, ganham menos peso, mas pagam um preço por isso: a perda de massa magra corporal.
Em um experimento controlado, publicado no início deste ano no periódico The Journal of the American Medical Association, os pesquisadores internaram 25 voluntários e os submeteram a uma dieta de estabilização de peso durante duas a três semanas.
Em seguida, eles os designaram aleatoriamente para dietas compostas de 5%, 15% ou 25% de proteína, empanturrando os voluntários por dois meses com uma quantidade de calorias 40% maior que a contida na dieta de estabilização de peso.
Como era de se esperar, todos eles ganharam peso.
Os voluntários submetidos às dietas rica em proteínas e normal engordaram em média 6,12 quilos e os voluntários do grupo submetido à dieta pobre em proteínas ganharam aproximadamente 3,17 quilos.
Todos eles ganharam aproximadamente 3,4 quilos de massa adiposa. Contudo, os resultados relacionados à massa magra foram diferentes.
O grupo que realizou a dieta com quantidade moderada de proteínas ganhou 2,85 quilos de massa magra e o grupo que recebeu a dieta rica em proteínas ganhou 3,17 quilos. Por outro lado, as pessoas submetidas à dieta pobre em proteína perderam 680 gramas de massa magra.
"Quando submetido a uma dieta pobre em proteína, o corpo necessita obtê-la em algum lugar e a retira da massa magra", afirmou o Dr. George A. Bray, principal autor do estudo e professor de medicina da Universidade do Estado da Louisiana.
________________________________________________________
Portal Ig/Alimentação

Comentários