Uma cópia da "Mona Lisa", a mais célebre pintura do artista Leonardo da Vinci, foi encontrada no Museu do Prado, em Madri.
Inicialmente pensou-se que a obra seria apenas mais uma das dezenas de cópias do trabalho original, feitas durante os séculos 16 e 17, mas segundo reportagem da revista The Art Newspaper, a pintura teria sido feita por um dos discípulos de Leonardo, sob sua supervisão.
Descoberta sob uma camada de tinta preta, a tela passa há alguns meses por um trabalho de restauro. Os últimos traços da cobertura estão sendo retirados, e a nova versão da "Mona Lisa" deve ser exposta em março, no Museu do Louvre, que abriga também o quadro original.
Diferente de "La Gioconda", escurecida e coberta por camadas de verniz velho e rachado, esta versão da pintura do mestre renascentista apresenta a modelo - conhecida como Lisa Gherardini, esposa do comerciante Francesco del Giocondo - mais iluminada e jovem, com aproximadamente 20 anos de idade.
Os detalhes desta nova descoberta foram revelados durante um simpósio de especialistas em Leonardo da Vinci realizado na National Gallery, em Londres.
___________________________________________________________________________
Portal Ig.com.br/ Ultimosegundo - Cultura
Comentários
Postar um comentário