header ads

Aeris Energy começa a produzir pás eólicas no Complexo Industrial e Portuário


14/03/2012
Molde já partiu de navio da Índia, onde fica sede da Suzlon, 5º maior grupo do mundo no fornecimento de turbina eólica, e deve gerar 21 pás/mês

A Aeris Energy, companhia paulista que acaba de construir uma fábrica de pás para aerogeradores no Complexo Industrial e Portuário do Governador Mário Covas, em São Gonçalo do Amarante, aguarda para o final deste mês e início de abril a chegada do molde para confecção das pás. O molde já partiu de navio da Índia, onde fica a sede da Suzlon, o quinto maior grupo do mundo fornecedor de turbina eólica e um dos clientes da Aeris.

Bruno Vilela Cunha, diretor executivo da Aeris, diz que a fábrica só não entrou ainda em operação por causa do atraso no envio do molde. O prejuízo resultante da demora na operacionalização será, segundo o diretor, recuperado quando for iniciada a produção. “Vamos acelerar essa produção”, afirma.

Com a chegada do molde, a Aeris Energy espera produzir uma média de 21 pás eólicas por mês. “Depois de estabilizada a produção, o que deverá ocorrer dentro de três a quatro meses, esperamos tirar 21 pás por molde/mês”, explica Bruno Cunha, lembrando que começarão a produzir a partir de um único molde da Suzlon, com a possibilidade de virem a produzir mais um do grupo indiano e outros três moldes de outros clientes que estão em negociação com a fábrica do Ceará.

A direção da Aeris também está vendo a possibilidade de atrair para o Ceará fornecedores para sua indústria. “Estamos conversando com potenciais fornecedores para possível instalação aqui, mas o que está faltando são benefícios por parte do Governo do Estado, mais especificamente disponibilidade de terras para implantação desses empreendimentos e incentivo fiscal”, aponta. No momento, as conversas estão bem adiantadas com dois fornecedores europeus, um de fibra de vidro e outro de resina. Localmente, Bruno Cunha destaca os investimentos da Makro Engenharia em máquinas para atender o setor eólico, em serviços de logística.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Roberto Smith, a Aeris já iniciou a contratação de funcionários, informação confirmada pela empresa. A fábrica já dispõe de 35 funcionários e, com a chegada do molde, mais 20 serão contratados em abril e, assim, sucessivamente (20 por mês) até atingir 150 funcionários non final do ano.  Aeris está negociando com o Governo do Estado a realização de treinamento no Centro de Treinamento Técnico do Ceará, no complexo do Porto do Pecém. “Esperamos que até o meio do ano tenham começado os treinamentos. Enquanto isso não acontece, estamos realizando a capacitação na própria fábrica”, conclui o diretor técnico da empresa, Bruno Vilela Cunha.
 O Povo

Comentários