header ads

BP investe para explorar petróleo na Bacia do Ceará


08/03/2012
Sem informar valor da operação, companhia terá direito a explorar petróleo em blocos de concessão no CE e MA

A companhia petrolífera britânica BP (British Petroleum) recebeu aval da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para adquirir uma participação de 40% em quatro blocos de exploração e produção operados pela Petrobras no Nordeste, dentre os quais dois situados na Bacia do Ceará. O valor empregado na operação ainda não foi divulgado pela empresa.

As informações são da agência de notícias AFP, segundo a qual a companhia comunicou, em nota difundida em Londres, que, além da porção que deverá ser explorada no Estado, há ainda duas outras na Bacia de Barreirinhas (no Maranhão). Os quatro blocos somados totalizam uma superfície superior a 2.100 quilômetros quadrados em águas profundas da chamada margem equatorial do Brasil.

´Oportunidades fascinantes´

Sobre a importância da empreitada no Nordeste, o conselheiro delegado da BP, Bob Dudley, disse à AFP que os novos blocos a serem utilizados pela companhia "proporcionam novas oportunidades de exploração fascinantes, que se agregam à importante posição que já temos no Brasil".

Em mares cearenses, a Petrobras possui, atualmente, perfurações em somente quatro campos. São eles Curimã, Atum, Espada e Xaréu, todos localizados na Bacia do Ceará, na parte que compreende o litoral do município de Paracuru.

A exploração nestes campos ocorre em águas rasas. Já em terra, há a parcela do Estado que é explorada da Bacia Potiguar, na Fazenda Belém, entre os municípios cearenses de Icapuí e Aracati.
O Povo / AFP

Comentários