header ads

Concentração e força: O que mais o Pilates pode fazer por você?

O Pilates, prática criada originalmente com fins medicinais, é hoje muito popular em todo o mundo, utilizada para melhorar o condicionamento físico e corrigir desvios posturais. É possível executar os exercícios valendo-se apenas de bolas, faixas elásticas e outros acessórios simples. Esse método é conhecido como Mat Pilates e pode ser realizado tanto em estúdios especializados quanto na sala de casa.
De acordo com a professora Rafaela Porto, do Pilates & Studio Fit, a técnica proporciona benefícios para as corredoras: “O Pilates trabalha o conjunto de músculos abdominais e dorsais que controla o centro de gravidade do corpo e estabiliza a coluna lombar”. Isso se reflete em uma boa postura e em melhor aproveitamento biomecânico, o que evita sobrecargas nas articulações e economiza energia. O método também resgata a importância da respiração correta, entre outros benefícios.
Complemento para as passadas - Fabíola Fernandes, 29, é professora da técnica e conhece os benefícios associados à corrida: “Sinto menos dores nos joelhos. Como os exercícios focam bastante na região abdominal, minha postura e meu gesto esportivo melhoraram muito”.
Ao misturar fortalecimento muscular com alongamento, o Pilates se torna uma prática perfeita tanto para os dias de treino de força quanto para aquecimento ou desaquecimento na rotina da corrida. “O trabalho ativa os músculos estabilizadores, que aliviam tensões musculares desnecessárias, o que é ideal para preparar os músculos para a corrida”, recomenda Rafaela.
A professora Walkiria Bozzi lembra que a prática traz a sensação de bem-estar e relaxamento, que são fundamentais para quem acabou de treinar. “A mulher que pratica Pilates tem muito mais consciência corporal e alívio de estresse, diminuindo tensão e fadiga. Melhora o estado geral de saúde e aperfeiçoa o desempenho desportivo”, destaca.
___________________________________________________________________________
Revista W Run

Comentários