header ads

Estudo aponta o Município como o melhor em gestão fiscal do Estado




19/03/12 - Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), criado para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. No Ceará, a liderança do ranking dos municípios ficou com São Gonçalo do Amarante, que obteve o melhor resultado, recebendo Conceito B, que significa Boa Gestão Fiscal. 

Dos 179 municípios cearenses avaliados, apenas 26 obtiveram o mesmo conceito de gestão fiscal que São Gonçalo do Amarante. Na avaliação a nível nacional, o Município ficou na 108ª posição, num universo de 5.266 cidades, recebendo conceito melhor do que a média brasileira. E juntamente com o município de Alto Santo foram os únicos a entrarem para o rol dos 200 melhores IFGF do país. 

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

Índice FIRJAN de Gestão Fiscal

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

São Gonçalo do Amarante foi o único do Estado a receber a nota máxima do IFGF no quesito Receita Própria. O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).


Ceará - O Estado possui 184 municípios, sendo que apenas 179 foram avaliados. Do total, 26 municípios obtiveram Conceito B (Boa Gestão), entre eles São Gonçalo do Amarante; já 108 municípios conquistaram o Conceito C (Gestão em Dificuldade); e 45 municípios com Conceito D (Gestão Crítica). Nenhuma cidade obteve Conceito A (Gestão de Excelência). 

Serviço

Mais detalhes do estudo CLIQUE AQUI.

Comentários