header ads

FIRJAN divulga indice de avaliação dos gastos das prefeituras: São Gonçalo do Amarante é o número 01 do Ceará

Clique na imagem para ampliar
19/03/2012
A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras. Os dados são doIFGDF criado pelo Sistema FIRJAN pa ( INDÍCE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL) para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros.

São Gonçalo do Amarante  ficou na 1ª posição com a nota 0,7955 entre as melhores administrações do Estado do Ceará e em 108º no ranking brasileiro,explicando que esse estudo do FIRJAN veio para Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de accountability que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.

Apesar da determinação da lei, os dados referentes ao exercício fiscal de 2010 de 297 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes.

Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.

Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.

Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Os dez Melhores classificados no ranking dos municípios do ceará segundo FIRJAN: São Gonçalo do Amarante, Alto Santo, Tejuçuoca, Penaforte, Jaguaribe, Horizonte, Aquiraz, MARTINÓPOLE, Nova Olinda e Itarema.

Já entre os dez piores classificados no ranking dos municípios cearenses estão Catunda, Camocim, Pacajus, Mulungu, Barro, Acarape, Uruburetama, Aracati, Milhã e Iracema.
Veja as posições de algumas cidades da nossa região; 60º Senador Sá; 77º Uruoca; 111º Granja; 169º Chaval 171º Camocim.
Portal Firjan

Comentários