header ads

Petrobras informa vazamento de óleo na bacia de Paracuru


02/04/2012
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou nesta segunda-feira que a Petrobras notificou o órgão nos últimos dias sobre  dois vazamentos, um de óleo cru, no Ceará, e outro de água oleosa, na Bacia de Santos, em São Paulo. No Ceará, foi  necessário parar a produção no campo de Atum, localizado em Paracuru, litoral oeste do Estado.

Na Bacia do Ceará, a companhia informou que um furo no duto de escoamento de petróleo da plataforma Atum 2 para a plataforma Xaréu 3 causou o vazamento de óleo cru no oceano na última sexta-feira.

A Petrobras parou a produção do campo marítimo de Atum e interrompeu o escoamento do petróleo da plataforma Atum. A empresa iniciou no mesmo dia a despressurização do duto e a dispersão mecânica da mancha de óleo com a utilização de uma embarcação de resposta a emergência. O campo de Atum produz desde 1987, a maior parte da produção é de gás natural.

Já na Bacia de Santos, a Petrobras informou um vazamento de  aproximadamente 10 litros de água oleosa do convés FPSO Cidade de Santos para o mar. O FPSO é operado pela Modec, e é o mesmo em  que foi registrado um derramamento de cerca de 70 litros de água oleosa em fevereiro, após uma parada programada das atividades para manutenção de equipamentos.

No vazamento comunicado nesta segunda-feira, a Petrobras informou que o pessoal a bordo conseguiu visualizar pequenas feições, sendo a maior com dimensões aproximadas de 5 por 2  metros nas proximidades do navio, variando do brilho prateado para o brilho arco-íris. A mancha era de baixíssima  espessura, não sendo passível de operação de contenção e recolhimento, segundo a empresa. Foi feita apenas a dispersão mecânica. A Petrobras não se pronunciou até o início da noite desta segunda-feira.
Agência Estado

Comentários