header ads

Acordo de Cooperação Internacional viabilizará nova ampliação do Porto do Pecém em SGA


Autoridades da direção geral do Canal do Panamá virão a Fortaleza, até novembro deste ano, para assinar com o Governo do Ceará um acordo de cooperação para ações de interesse comum que permitirão o desenvolvimento do Porto do Pecém


11/08/15 - Autoridades da direção geral do Canal do Panamá virão a Fortaleza, até novembro deste ano, para assinar com o Governo do Ceará um acordo de cooperação para ações de interesse comum que permitirão o desenvolvimento do Porto do Pecém na geração de novos negócios marítimos na rota. Definirão novos fluxos comerciais, analisando e antecipando as novas tendências do mercado.

Danilo Serpa, presidente da Cearáportos, que retornou há uma semana da Cidade do Panamá, disse que o acordo está sendo elaborado pelas duas partes, para o que têm trocado, constantemente, mensagens por e-mails. Na sua estada no Panamá, ele fez uma palestra para diretores e técnicos do Canal do Panamá, mostrando - com ilustração de fotografias, filmes e gráficos - a localização geográfica, as condições de operação e todo o espaço disponível para a ampliação do Pecém, que é um porto "off shore" - distante dois quilômetros da praia.

Definição da visita

Até o próximo dia 25, será fechada a data da visita das autoridades panamenhas, que ficaram realmente encantados com as condições do Porto do Pecém, cuja profundidade - de menos 17 metros até menos 20 metros - permite a atracação dos gigantescos navios de contêineres que trafegarão pelo Canal do Panamá, a partir da inauguração de sua ampliação, prevista para maio de 2016.

"Eles assinarão o acordo de cooperação com o governador Camilo Santana, em ato que se realizará no Porto do Pecém", antecipou Danilo Serpa, que ontem, se reuniu com um grupo de empresários da indústria e da agropecuária, boa parte dos quais são exportadores.
O presidente da Cearáportos transmitiu aos empresários a notícia de que o berço número 7 - integrado ao Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), que está sendo ampliado - será inaugurado no próximo mês de setembro. "Em dezembro, inauguraremos o berço número 8 e, em março do próximo ano, o berço 9". Nesse conjunto de obras, a Cearáportos investe R$ 700 milhões.

Como consequência da muito provável cooperação com a direção geral do Canal do Panamá, o Porto do Pecém já tem pronto o projeto de sua terceira ampliação, que prevê o prolongamento do quebra-mar na direção Norte e, em seguida, sua inflexão à esquerda, na direção Oeste, para permitir a construção de mais um píer com três berços de atracação. Esse projeto prevê, ainda, a ampliação do TMUT, cuja largura passaria a ter 600 metros, triplicando a sua retroárea para o embarque e desembarque de contêineres.

Danilo Serpa confirmou ao Diário do Nordeste que, no dia 18 de outubro, embarcarão no porto de Cingapura os dois portainers que a empresa de operação portuária APM Terminals - que atua no Pecém - está importando da Ásia. Fabricados na China com a última geração tecnológica, esses dois guindastes farão a carga e a descarga de contêineres no TMUT, cuja movimentação mais do que triplicará. A viagem de Cingapura até o Pecém durará 30 dias.

Egídio Serpa | Diário do Nordeste


Comentários