2

São Gonçalo do Amarante - CE - Sábado 25 de Setembro de 2021 - Ano: XIII - Edição: 4.723

Primeiro ônibus elétrico solar brasileiro completa primeiros 30 mil km rodados no Ceará

O veículo já evitou a emissão de 40 toneladas de CO2 para a atmosfera e a queima de 9 mil litros de diesel

São Gonçalo do Amarante 30 de Julho de 2021

Fruto de um projeto da área de Pesquisa & Desenvolvimento da EDP UTE Pecém, do grupo EDP, o primeiro ônibus brasileiro movido totalmente à energia solar completou os primeiros 30 mil km rodados neste mês de julho: o veículo faz um trajeto de 140 km em viagens intermunicipais entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, de segunda a sexta-feira, desde novembro/2020, transportando os funcionários da usina.

Nesse período, o veículo já evitou a emissão de 40 toneladas de CO2 para a atmosfera e a queima de 9 mil litros de diesel. Os dados de performance das viagens são acompanhados pela equipe responsável pelo projeto.

O veículo conta com banco de baterias que garante autonomia de 300 km – com recarregamento realizado no estacionamento da empresa, utilizando um carport montado com placas solares. A troca do combustível fóssil por uma fonte 100% limpa é mais um esforço da UTE Pecém para se tornar cada vez mais sustentável. O projeto do ônibus recebeu um investimento de R$ 4,85 milhões, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Segundo o gestor executivo de Operação e responsável pelo projeto, Cayo  Moraes, a performance do ônibus está dentro do esperado. “Para percorrer esses 30 mil km, o ônibus consumiu 32,4 MWh de energia gerada pelo carport solar. Esse desempenho é exatamente o que projetamos, o que mostra que tanto o projeto quanto à execução foram realizados com excelência”, afirma.

Sem poluição sonora

Uma das grandes vantagens no uso do ônibus elétrico é a zero emissão de poluentes, inclusive sonoros. Por não possuir o motor a combustão, o veículo não emite ruído durante seu funcionamento e, com isso, o trânsito fica mais silencioso. Para os passageiros, essa vantagem aumenta o conforto durante as viagens.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BOVESPA (ISE BOVESPA) da B3. No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

0 comments:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor