header ads

Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) abre inscrições e amplia tipos de empresas para o programa Território Empreendedor



O programa é promovido em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), tem investimento de R$ 1,1 milhão e capacitou 38 empresas em 2021

São Gonçalo do Amarante, 18 de Abril de 2022

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) abriu inscrições, nesta segunda-feira (11/4), para empresas cearenses participarem da 2ª Trilha de Capacitações do programa Território Empreendedor. O formulário de inscrições está disponível em bit.ly/TE2022CSP. Poderão participar microempreendedores individuais, empreendedores de Microempresas (ME) e de Empresas de Pequeno Porte (EPP) em todo o Ceará. O objetivo é capacitar esses pequenos negócios a tornarem-se fornecedores de produtos e serviços para as empresas instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e para outras grandes empresas do estado.

O Programa de Capacitação de Fornecedores da CSP integra o Território Empreendedor e é promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o investimento de R$ 1,1 milhão. As empresas selecionadas receberão cursos e consultorias sob medida para as necessidades desses negócios e o seu pleno desenvolvimento. Serão ministradas cerca de 100 horas de workshops online e consultorias individuais, por meio de seis módulos: Gestão da Qualidade; Gestão de Compras e Estoques; Gestão de Projetos; Gestão Financeira; Orientação ao Crédito; e Dicas para Fornecedores CSP.

Ao longo do ano de 2021, 38 micro e pequenas empresas da região de São Gonçalo do Amarante (SGA), onde a CSP está instalada, participaram da primeira Trilha de Desenvolvimento de Fornecedores. Atualmente, esses empresários de SGA e Caucaia estão participando da etapa final do programa, em que recebem Consultorias e participam do Encontro de Negócio. A formação é gratuita aos participantes.

O articulador do Sebrae em Fortaleza e na Região Metropolitana, Pedro Silva, destaca que esta é a sequência de um trabalho conjunto que busca contribuir para a melhoria da competitividade das empresas cearenses. “Dentro desta parceria entre Sebrae e CSP, a gente vem, deste o ano passado, desenvolvendo um primeiro ciclo do Programa de Encadeamento Produtivo, capacitando empresas de São Gonçalo e de Caucaia em qualidade e gestão para que elas possam estar aptas a fornecer para grandes empresas, como as do Complexo Industrial Portuário do Pecém. E, agora, neste segundo ciclo, estamos ampliando para a participação de empresas de todo o Ceará”.

A gerente de Relações com Comunidades da CSP, Cristiane Peres, destaca que o programa tem uma função social de grande alcance. “Tem sido crescente o número de empresas participantes do Território Empreendedor que estão fornecendo produtos e serviços para a CSP. Queremos, cada vez mais, integrar essas empresas locais à cadeia produtiva da CSP e de outras indústrias. Isso gera mais emprego e renda, impulsiona a profissionalização dos jovens e coopera com um desenvolvimento sustentável da região”, comemorou Cristiane Peres.

Até 2023, a siderúrgica tem como meta ampliar a compra de fornecedores de SGA e Caucaia, em especial, os produtos e serviços de nove categorias. São elas: alimentação; material de escritório; material de informática; uniformes; barra/perfil/cantoneira; lavagem de veículos; material de construção; gráfica/reprografia e madeira. "É missão da CSP produzir aço de forma segura, cuidando das pessoas, promovendo o desenvolvimento regional. O programa Território Empreendedor é uma expressão desse compromisso. Ele coopera para amenizar a crise financeira provocada pela pandemia de Covid-19 e fortalecendo os pequenos negócios existentes", destacou Ricardo Parente, gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidade da CSP.

Serviço

2ª Trilha de Capacitações do programa Território Empreendedor

Acesse o formulário de inscrições em bit.ly/TE2022CSP

Comentários