header ads

São Gonçalo do Amarante, um pouco da sua história



São Gonçalo de Amarante é um santo português, nascido em Arriconha Tagilde perto do ano 1200 e que desenvolveu boa parte da sua missão apostólica na cidade de Amarante, na qual veio a falecer entre os anos 1259 e 1262.

A devoção a São Gonçalo é própria não somente de Portugal, mas também do Brasil, onde várias cidades, sobretudo no Nordeste, celebram a sua festa com muita fé e devoção. A sua festa é celebrada no dia 10 de janeiro, data do seu trânsito.

Aqui em São Gonçalo do Amarante – CE, celebramos no dia 15 de Novembro. A cidade festeja com eventos e missa em sua igreja matriz, batizada com o mesmo nome do santo. Destaque para a dança folclórica de São Gonçalo.

Ainda em vida parece ter ganho fama de casamenteiro, e sobretudo, de santo, dizendo-se dele ter operado vários milagres; de resto, poucos anos após a sua morte há referências à igreja de Amarante sob a invocação de São Gonçalo, prova de que o seu culto cedo se propagou.

Em Portugal, existe dois santos casamenteiros. Um com o seu trono em Lisboa que é Santo António, e outro situado a norte, São Gonçalo de Amarante. Para não haver concorrência desleal entre os dois, Santo António encarrega-se das moças, enquanto São Gonçalo trata das velhas. É esta a crença popular, mas não é só por esse motivo que a igreja de São Gonçalo é local de paragem obrigatória.

Oração de São Gonçalo para casar

“São Gonçalo do Amarante, Casamenteiro que sois, Primeiro casais a mim; As outras casais depois.

São Gonçalo ajudai-me, De joelhos lhe imploro, Fazei com que eu case logo, Com aquele que adoro.”

Comentários