header ads

“Tirem os seus enfeites”: O que a Bíblia ensina sobre joias para Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro e o que a Bíblia fala sobre joias. Fotomontagem

No evento do Partido Liberal, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro citou um versículo bíblico para falar sobre joias, tema sobre o qual não falou com a imprensa quando diretamente questionada.

“Em provérbios 31:10 diz que mulher virtuosa, ela é mais preciosa do que pedras preciosas”, disse Michelle. “E hoje, a única joia aqui presente são vocês. Mulheres que inspiram, fazem a diferença e mudam realidades”, disse Michelle, ao lado da pastora Adelai Quefar, a quem elogiou: “Você sim é uma pedra preciosa”.

Consulta à Bíblia, entretanto, apresenta outros versículos sobre joias e por nenhum deles conseguiria-se justificar o empenho de Jair Bolsonaro em ficar com os presentes milionários dados pelos árabes.

Em Timóteo 2:9-10, ensina o livro sagrado: “Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus”.

Pedro, por sua vez, tratou da beleza feminina em 3:3-4: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”.



O livro do Êxodo, em 33:3-6, que narra a fuga do povo hebreu do Egito, é bem duro em relação ao uso desse tipo de “enfeite”:

“Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho. Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum. Isso porque o Senhor ordenara que Moisés dissesse aos israelitas: Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora, tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês. Por isso, do monte Horebe em diante, os israelitas, não usaram mais nenhum enfeite”

Em Isaías 3:18-23, encontra-se o mesmo rigor: “Naquele dia, tirará o Senhor o enfeite dos anéis dos tornozelos, e as toucas, e os ornamentos em forma de meia-lua; os pendentes, e os braceletes, e os véus esvoaçantes; os turbantes, as cadeiazinhas para os passos, as cintas, as caixinhas de perfumes e os amuletos; os sinetes e as joias pendentes do nariz; os vestidos de festa, os mantos, os xales e as bolsas; os espelhos, as camisas finíssimas, os atavios de cabeça e os véus grandes”.

Comentários