header ads

ArcelorMittal reúne cerca de 100 crianças, jovens e idosos no Dia de Limpeza da Praia do Pecém



Ação faz parte de uma série de atividades realizadas no mês do Meio Ambiente, que incluiu plantio de árvores em homenagens aos filhos de empregados e empregadas, palestras e treinamentos


A orla do Pecém recebeu um mutirão de 100 pessoas durante a realização do Dia de Limpeza da Praia sábado (24/6). A programação, promovida ArcelorMittal Pecém, atraiu crianças, jovens e idosos, que dedicaram a manhã a recolher, separar e dar a destinação correta a resíduos encontrados na areia e no mar. Participaram moradores locais, empregados e empregadas da empresa produtora de aço e servidores municipais. Os voluntários ganharam kits, contendo boné, protetor solar e sacos de lixo coloridos para a separação dos itens coletados, além de água e lanches. A ação contemplou a faixa de areia próxima à Praça do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

No fim da mobilização, foram reunidas dezenas de sacolas de 40 litros cada, contendo resíduos de papel, plásticos, metais e outros itens localizados. O material foi recolhido pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (SGA), que dará a destinação adequada.

Para Marcelo Baltazar, gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal Pecém, a missão foi alcançada. “O meio ambiente é um valor para a ArcelorMittal Pecém. Essa ação não foi um gesto apenas de limpeza de praia, mas de transformação. Foi promover nas pessoas um olhar diferente para natureza. Essa é a grande contribuição”, destacou.

Pensamento no futuro

Alguns achados surpreenderam, durante a ação de limpeza. O Marcelo Rocha, de 8 anos, localizou um aparelho celular e uma nota de 5 reais enterrados na areia. “É importante cuidar da praia, para protegermos os animais. As tartarugas podem morrer, se engolirem plásticos. Eu não sabia que ia ser tão legal assim!”, comemorou, ao lado do pai Marcelo de Oliveira, gerente de Manutenção de Ativos de Controle Ambiental da ArcelorMittal Pecém. “Na nossa rotina em casa, a gente já segrega o lixo reciclável e já fizemos a coleta voluntária em família em outras praias. O principal é a edação que a gente está deixando para os nossos filhos e para as próximas gerações”, contou Marcelo.

O Marco Aurélio Chaves, de 12 anos, filho da Raquel Chaves, especialista de Meio Ambiente da ArcelorMittal Pecém, também participou e aprovou. “Achei legal. Recolhi muita coisa. Achei uma latinha que estava no mar, isopor... Dá um sentimento bom de ajudar os outros. E os que estão aqui vão começar a ajudar a cuidar mais do mar”, contou, após participar da programação com toda a família.

A Mirna França, de 41 anos, também abraçou a ideia e participou da ação com o esposo e filhos. “Achei uma oportunidade muito boa de conscientizar as gerações futuras. Sempre que tem essas ações a gente procurar levar eles. A gente acaba se divertindo também e ajudando o meio ambiente”, afirmou Mirna, esposa do Joelson Costa, que é líder de produção na Planta Química GTP da ArcelorMittal Pecém.

Relembrando um grande encontro

A Odete Pereira, 65 anos, mora no Pecém e trabalha dando cursos de marisqueira. “Adoro esse lugar. A praia me dá os mariscos, as pescas, tudo de bom dele. Gostei muito dessa ideia e estou feliz em estar aqui”, contou. A Katia Ferreira, 47 anos, mora no Pecém há 11 anos e conta que a praia é um lugar especial pra ela. “Conheci o meu marido nessa praia e depois vim morar aqui. Eu amo esse lugar. É muito importante para a comunidade essa iniciativa. Isso vai incentivando as pessoas a deixarem a praia mais limpa”, compartilhou.

O Oseias Matos, secretário municipal de segurança de SGA, morador da localidade da Lagoinha, agradeceu a realização do evento. "Foi muito válido. Que tenhamos mais multiplicadores dessa ação. Daí a gente vê a valorização que a ArcelorMittal está dando ao nosso município. Tão logo chegou aqui, já está preocupada em nos ajudar com relação ao meio ambiente. Parabenizo a todos pela atitude", afirmou.

Para Paulo Castro, gerente de estudos geológicos da prefeitura de SGA, a maior contribuição é trazer a comunidade para essas ações. "É um trabalho muito difícil lidar com a questão ambiental. Então, quando você traz a comunidade e as empresas pra junto do poder público, se torna muito mais fácil esse trabalho. A gente agradece a participação da ArcelorMittal", finalizou.

Mês do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente é celebrado mundialmente em junho, no dia 5. Por isso, ao longo do mês, a ArcelorMittal Pecém promoveu várias ações educativas, que reforçam e demonstram o compromisso da produtora de aço em cuidar do planeta. A programação incluiu palestras; plantios de mudas; e a mobilização coletiva para a limpeza da praia.

Comentários