Unimed Fortaleza realiza ação criativa em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Foto: UNIMED

Em uma ação criativa, colaboradores e pacientes da Unimed Fortaleza participaram do evento Diálogos da Inclusão, realizado na sexta-feira (21/03), em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa movimentou as unidades próprias da operadora por meio do uso de meias trocadas e coloridas, simbolizando a diversidade e a singularidade de cada indivíduo.

Durante o evento, foi realizado um bate-papo, em formato de mesa redonda, em que foram abordados temas como diagnóstico, presença e acolhimento das famílias, a importância da rede de apoio, inclusão das crianças com síndrome de Down na sociedade, atividades de interação e lazer, e a importância das terapias assistenciais ao longo do tratamento em todas as fases da vida.

"No ano passado, começamos o movimento de usar meias trocadas e divertidas no dia 21 de março e foi um sucesso em toda a Unimed Fortaleza. Mas este ano, nós nos propusemos a fazer mais e a levar conhecimento e informação sobre o assunto. O bate-papo Diálogos de Inclusão conseguiu abordar a temática entre os nossos colaboradores para tirar dúvidas e impulsionar a inclusão”, destaca a Dra. Fernanda Colares, diretora de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza.

O evento foi conduzido por Caroline Belo, fisioterapeuta das Terapias Assistenciais da Unimed Fortaleza, que destacou a importância de ver primeiro a pessoa e, depois, o diagnóstico, para promover um cuidado mais inclusivo. A conversa também contou com a participação de Gabriella Gondim, pessoa com Síndrome de Down que compartilhou suas experiências e vivências do dia a dia.

Hudson Carvalho, gerente de Orçamento, Contabilidade e Tributos da Unimed Fortaleza, pai de Theodoro Andrade de Carvalho, de 4 anos, que possui Síndrome de Down, comentou sobre sua vivência. “O nosso desafio enquanto pai é ver e preparar o nosso filho para a vida sem a gente, porque a sociedade ainda enxerga uma pessoa com Síndrome de Down como coitadinha ou incapaz, quando não é verdade. Estamos sempre impulsionando a autonomia do Theodoro, para que ele possa conduzir a vida dele como qualquer outra criança da idade dele e, no futuro, ser um adulto como qualquer outro. Por isso, proporcionamos que o Theo faça todas as terapias disponíveis. Por isso, contamos com a parceria da família e da escola para que ele consiga se desenvolver da melhor forma possível, no tempo dele”, ressalta.

Mais sobre a Unimed Fortaleza

Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a

Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em

relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e cerca

de 4 mil médicos cooperados e reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no Ceará, segundo a pesquisa Great Place to Work (GPTW) 2024.


A operadora tornou-se a primeira rede de saúde no Brasil a receber a acreditação internacional

Ouro do programa Qmentum International (QGA), um processo que avalia a qualidade do

atendimento e a segurança do paciente em toda a rede. A cooperativa possui uma ampla rede

credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed Fortaleza, que tem nível Diamante, máximo de Acreditação Hospitalar, sendo o maior hospital do Ceará em número de

leitos e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com certificação nível Platinum para o Hospital

Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia

Intensiva (UTI) e Oncologia Pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno. A rede própria

conta, também, com 11 laboratórios, outras cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde

Integral, o Pronto Atendimento Aldeota, além de programas como a Medicina Preventiva.

Mais informações para a Imprensa:
AD2M Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001

Comentários