Educação duvidosa: deputados do Ceará clonam projeto de parlamentar paranaense

Os deputados estaduais José Teodoro (PSDB) e Mailson Cruz (PRB) tiveram, por assim dizer, a mesma boa ideia. Teodoro apresentou no último dia 28 projeto propondo que “Toda escola da rede pública do Estado do Ceará fica obrigada a fixar, junto à entrada principal da repartição, painel com escala gráfica, exibindo, de forma clara e objetiva, a respectiva nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, bem como o Ideb médio do Estado Ceará”. A placa, segundo ele, deverá ter, “no mínimo, um metro quadrado de tamanho”. Mailson se atrasou um pouquinho. No dia 29, iniciou o trâmite de matéria que determina que “Todos os estabelecimentos públicos de ensino básico do Estado deverá exibir o índice de IDEB – Índice de desenvolvimento da Educação Básica, em local de ampla visibilidade”. E que “A placa exibirá a nota obtida pelo estabelecimento, e ainda as médias nacional, estadual, da regional de educação e municipal”. Por fim, que “A placa de (sic) trata esta lei terá, no mínimo, um metro quadrado (1 m²) de área”.
Mas não se pode atribuir a uma infeliz – ou feliz, já que trata de estimular melhorias na área do ensino público – coincidência o que fez com que os deputados batessem cabeça.
O que ambos fizeram foi copiar um projeto apresentado à Câmara pelo deputado federal paranaense Edmar Arruda (PSC). Fresquinho, até: começou a tramitar em 7 de junho. E José Teodoro, que é educador, nem se deu o trabalho de criar textos novos nas justificativas – coisa que Mailson fez.
Blog do Roberto Maciel

Comentários