Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante será reinaugurada amanhã (22)

Fachada principal, toda revestida
21/07/2011 - Em comemoração aos 71 anos da criação Paróquia de São Gonçalo do Amarante (22 de julho de 1940), a Igreja Matriz, que foi reformada e ampliada, será reinaugurada amanhã (22) com uma série de comemorações. A partir das 6h da manhã haverá uma alvorada na Praça da Matriz, com queimas de fogos e café comunitário. “Cada fiel traz um alimento para partilharmos e unidos iniciaremos as comemorações dos 71 anos da paróquia e da reinauguração da Igreja Matriz”, destaca o pároco, Padre Marcílio Jerônimo Pereira.
Parte interna da nave, no destaque o novo altar
Já às 19 horas, será realizada uma Santa Missa com a presença do arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi, de padre filhos da terra e de outros padres que já passaram pela paróquia, como também autoridades locais. “A reinauguração da Igreja Matriz é uma conquista do povo de São Gonçalo do Amarante, que é um povo religioso e acolhedor”, ressalta o pároco. Após a missa haverá homenagens na Praça da Matriz e show com o sanfoneiro Waldonys.
A minha participação, ao lado do nosso saudoso,
querido e inesquecível amigo Padre Josenir
Da inauguração para cá, a igreja passou por diversas transformações estruturais. A primeira foi a construção da torre pelo Padre Francisco Eduardo Barros Leal, em 1953, depois a ampliação da nave, construção de um novo altar e conclusão pelo então Padre José Ocelo Lemos na década de 60. Já a mais recente foi a maior e mais ousada reforma, praticamente foi construído um novo templo, com a ampliação para 778,00m² de área, com capacidade para mais de 1.500 pessoas, preservando sempre a arquitetura original, novo altar, nova iluminação, novo piso, novos bancos, capela para adoração ao Santíssimo, nova pintura, novo som, novos ventiladores, etc. iniciada pelo saudoso Padre Josenir Morais, em 2007. Finalmente foi concluída o revestimento externo que faltava, todo em cerâmica branca, pelo atual vigário Padre Marcílio.
SGNotícia com informações do site da Prefeitura Municipal

Comentários