Moradores do entorno do equipamento devem comunicar à Seinfra caso o problema persista ou volte a acontecer
A correia transportadora do Pecém está vazando e vai ser vedada. Estas são a causa e a solução, a princípio, para o problema de moradores do entorno, que sofrem com a fuligem dentro de casa. O transtorno foi mostrado com exclusividade, na edição de ontem, pelo Diário do Nordeste. A reportagem visitou a casa da arquiteta Regina Catunda, (seguidora do Blog São Gonçalo Notícia), além do condomínio vizinho. E encontrou fuligem por todas as partes das residências e pessoas reclamando de problemas com a saúde causados pela poeira.
A visita ocorreu na quinta-feira, no dia em que a presidenta Dilma Rousseff inaugurava o equipamento, o Tmut (Terminal Multi-uso) do Porto do Pecém e oficializava o início da terraplenagem da siderúrgica.
A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio de sua assessoria de comunicação, informou, ontem, que identificou o local onde está ocorrendo vazamento de partículas de carvão. Trata-se da Torre de Transferência número 2 (TT2). A abertura por onde estava escapando fuligem já está sendo vedada por técnicos da fabricante, que realizam o ajuste no sistema de contenção de pó da torre.
A Seinfra pede à população do entorno da correia transportadora que, identificando qualquer tipo de vazamento de partículas de minerais, procure imediatamente o órgão para providências de vedação. A esteira encontra-se atualmente em fase de operação assistida, com o término dos testes operacionais em novembro. Segundo a Seinfra, o sistema da correia foi desenvolvido com tecnologias que permitem a vedação ao longo de todo o seu percurso. A secretaria garante que fora o problema na área da torre de transferência, não se verificou vazamento de carvão ao longo dos seis quilômetros do transportador.
CAROL DE CASTRO – DIÁRIO DO NORDESTE
Comentários
Postar um comentário