30 moradores de Caucaia são contemplados com qualificação gratuita do programa Território Empreendedor da ArcelorMittal
![]() |
| Foto: ArcelorMittal |
Em 2026, o incentivo ao protagonismo e desenvolvimento regional inclui a formação de novas turmas de qualificação gratuita. A Trilha Começar Bem é realizada em parceria com o Sebrae Ceará. No final da capacitação, em fevereiro, os dez projetos melhor estruturados ganharão mentorias exclusivas
A ArcelorMittal deu início, neste mês de janeiro, à primeira capacitação gratuita de 2026 do programa Território Empreendedor. A trilha Começar Bem contempla 30 moradores de quatro comunidades do Planalto Cauípe, em Caucaia. Em parceria com o Sebrae Ceará, a produtora de aço viabilizará 45 horas de aulas, em 11 encontros, até fevereiro de 2026.
O programa Território Empreendedor é realizado há mais de 11 anos pela produtora de aço e já beneficiou, aproximadamente, 3,5 mil pessoas na região. Em 2025, o incentivo ao protagonismo contemplou mais de 500 empreendedores.
A nova turma reúne jovens e adultos que sonham em empreender e também pessoas que já possuem um negócio próprio, mas iniciaram sem planejamento. “Tem a pessoa que vende água mineral em casa, a que comercializa carvão, a que tem salão de beleza ou outro pequeno negócio, mas que já tem a visão de crescer, de expandir”, detalhou Manassés Rocha, analista de Responsabilidade Social na ArcelorMittal Pecém. A líder comunitária Francisca Maria já vislumbra o resultado: “cada vez mais unidos, vamos vencer e criar, quem sabe, um centro comercial aqui dentro da nossa comunidade”.
O curso será realizado no restaurante Abençoado, no Planalto Cauípe. A Gilmaria Rocha, proprietária do empreendimento, estará presente também como aluna. “Não é porque eu tenho um comércio de 27 anos que eu não tenho o que aprender. No meu caso, eu iniciei o negócio sem saber nem por onde começar. Foi na sorte. Já quem tá aqui no curso vai receber muito conhecimento e direcionamento”, comemorou.
Na infância, o Ian de Oliveira Martins da Rocha, por exemplo, já tinha a curiosidade de empreender. “Desde pequenininho, eu fazia vendas. Tentei vender dindin e doces na escola, pra ajudar minha mãe na renda de casa. Trabalhei em restaurante também. Meu sonho é me estabilizar financeiramente”, contou o estudante de 18 anos, na aula inaugural do curso.
Os pequenos negócios são 97% do total de empresas do país, além de serem responsáveis por 26,5% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), segundo a Agência Sebrae. “Isso acontece porque a roda da economia passa a girar dentro do território. Muitas dessas pessoas que estão na comunidade têm ideias muito legais, mas, às vezes, não despertaram para isso ou não têm condições de começar. E sabemos que, sozinhos, nós não fazemos absolutamente nada. Por isso, é importante que a comunidade se una, se fortaleça, se junte, se organize. A ArcelorMittal e o Sebrae Ceará estão aqui para ajudá-las nisso”, afirmou Adriana Kellen Honorato, consultora do Sebrae/CE, palestrante na primeira aula da Trilha.
O gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal, Leonardo Veloso, também falou aos presentes. "O empreendedorismo tem a ver com empoderamento. É você poder ter as ferramentas para decidir o seu caminho. Ele é um caminho muito importante de geração de renda e de conhecimento. Nós da ArcelorMittal entendemos que o território cresce com essa iniciativa. As pessoas visualizam novas oportunidades e horizontes”, avaliou.
O conteúdo programático da Trilha Começar Bem contempla quatro pilares:
* Modelagem e validação: transformação de ideias em negócios reais;
* Gestão e Operação: administração de pequenos negócios e formalização (MEI);
* Marketing e Vendas: estratégias digitais e técnicas de comercialização;
* Planejamento financeiro: controle de caixa, formação de preço e acesso a crédito.
Em fevereiro, no encerramento da Trilha, os 10 participantes com projetos de negócios melhor estruturados serão premiados com 8 horas de mentoria individual, focada no refinamento de seus planos de negócios.
Aço é ArcelorMittal
Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. A empresa possui unidades industriais em oito estados (BA, CE, ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além da maior rede de distribuição do País. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo. No Ceará, a unidade ArcelorMittal Pecém está localizada em São Gonçalo do Amarante. Para mais informações, siga @arcelormittalbrasil nas mídias sociais e visite nosso website: https://brasil.arcelormittal.com.

Comentários
Postar um comentário