Foto: Robério Soares |
A construção de dois berços de atracação, a ampliação do quebra-mar e o prolongamento da ponte constituem a primeira fase de uma série de três grandes blocos de obras previstas para aumentar a capacidade de movimentação de contêineres e possibilitar a vinda de projetos estruturantes ao Estado, como a siderúrgica, a refinaria Premium II e a os produtos da transnordestina. As etapas de ampliação do Porto do Pecém estão previstas para seguir até 2016. Sua construção gerou 800 empregos diretos.
Os seis quilômetros da correia transportadora correspondem à parte do Estado de levar minério de forma rápida, com capacidade de transportar até 2.400 toneladas/hora de minérios, o equivalente a 200 caminhões de 12 toneladas cada. Além de evitar riscos ao meio ambiente com o transporte aberto por caminhões. Por ser fechada, impede que partículas de pó espalhem pelo meio ambiente. O minério passa por três torres de transferência, sendo a última instalada na junção da CE-422 e que possibilita a entrega de granéis sólidos às empresas usuárias destes produtos, como a termelétrica. Gerou 300 postos de trabalho.
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