header ads

Avião da Força Aérea chega ao Chile para buscar brasileiros


26/02/2012
Militares e cientistas que estavam em estação brasileira que pegou fogo na Antártida devem chegar ao Brasil entre hoje e amanhã

O Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado ao Chile para resgatar os militares e pesquisadores retirados da Estação Comandante Ferraz, que pegou fogo neste sábado, chegou na madrugada deste domingo a Punta Arenas, no sul do país. No incêncio, dois militares brasileiros morreram e um ficou ferido.

O grupo formado por militares e funcionários aguardava no local após ter sido retirado da base depois do incêndio iniciado neste sábado e levados a Punta Arenas, por um avião argentino. De lá, eles embarcam no avião da FAB, de volta ao Brasil.

Segundo a Aeronáutica, a viagem deve durar nove horas. A aeronave só deve pousar na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (27).

Mortes
O ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou a morte do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos. Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base.

“Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram. Todos os pesquisadores e funcionários civis foram resgatados e já se encontram no continente, no Chile, e amanhã já devem estar de volta ao Brasil”, disse Amorim.

Em nota, a presidenta Dilma Rousseff também destacou o heroísmo dos militares no combate ao incêndio e manifestou sua solidariedade e do seu governo com as famílias dos dois militares, "mortos ao servir a Pátria". "A presidenta reafirma a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogia a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham. A presidenta manifesta, ainda, a firme disposição do País de reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz", diz a nota.

*Com Agência Brasil

Comentários