header ads

Vazamento de óleo na bacia de Paracuru está sob controle


03/04/2012
O escape de óleo cru na costa oeste do Estado foi contido, segundo o coordenador estadual de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),Carlos Alberto Maia. A informação foi repassada ao Ibama pela Petrobras, que realizou um Plano de Emergência Individual (PEI) e, através de dispersão mecânica, conseguiu controlar a situação.

O analista do Instituto disse que o acidente, ocorrido na última sexta-feira (30), teve pequenas proporções - 16 litros atingiram o mar. De acordo com Carlos Alberto, a quantidade não foi suficiente para afetar a fauna e flora aquática de maneira significativa.

O vazamento foi causado por um furo no duto de escoamento da plataforma Atum 2 para a Xaréu 3. O campo Atum fica próximo ao município de Paracuru. A empresa petrolífera será notificada pela Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA) e terá de enviar um relatório completo do caso ao Ibama.

Grandes proporções

O último grande acidente registrado na costa do Ceará foi no dia 01 de março de 2008, quando a empresa asiática Chembulk Shangai foi responsável pelo derramento de cerca de 30 toneladas de óleo do tipo bunker 380. Na ocasião, o Ibama multou a companhia em R$ 1,2 milhões por ter contaminado 10 quilômetros (km) de praia no litoral oeste do Estado.

Diário do Nordeste

Comentários