Nesse mês de fevereiro de 2021, a siderúrgica reiniciou a testagem de todo o efetivo e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico, focando na prevenção
São Gonçalo do Amarante 26 de fevereiro de 2021
A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)
retomou, neste mês de fevereiro de 2021, o trabalho remoto para 100% das
equipes das áreas administrativas; reiniciou a testagem para Covid-19 de todo o
efetivo da usina e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico,
focado na prevenção. Essas iniciativas se juntam às mais de 50 ações
implantadas desde o início da Pandemia. O gerente de Saúde e Qualidade de Vida
da CSP, o médico Ricardo Galli, destaca a intensificação das orientações
sobre o uso correto de máscaras, distanciamento físico, higiene e autoavaliação
dos empregados por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa.
“E Ceará vivencia um aumento de casos da
doença. O cenário demanda reforços nas ações preventivas e inovações em
soluções que aumentem a proteção à saúde de todos. De forma preventiva e
antecipada, intensificamos os cuidados com nossos empregados”, destacou Galli.
O Brasil completa um ano do anúncio do Ministério da Saúde do primeiro caso do
Novo Coronavírus no País nesta sexta-feira, 26/3. No Ceará, os três primeiros
casos foram confirmados em 15 de março de 2020.
Inovação em favor da saúde emocional
Uma inovação disponibilizada aos 2.500
empregados da CSP foi o serviço online de atendimento psicológico. Por meio da
plataforma online Psicologia Viva, é possível escolher um profissional para a
sessão de psicoterapia e agendar a consulta remota conforme a preferência de
dia e horário. A analista de Qualidade de vida da CSP, psicóloga Regiane
Freire, auxilia os empregados da empresa no acesso a essa ferramenta
online, acolhendo cada demanda e orientando os interessados sobre os próximos
passos.
“A Pandemia trouxe a maior necessidade de cuidar
da saúde emocional em todo o mundo e estamos acompanhando as melhores práticas
sobre o tema. Por isso, incrementamos o atendimento de acolhimento, que já
tínhamos desde 2015, com essa ferramenta, oferecendo um plantão psicológico 24
horas por dia, sete dias por semana”, detalhou Regiane Freire. O serviço, que é
coberto pelo plano de saúde dos empregados da CSP, já está sendo utilizado e a
empresa deseja que seja relevante e útil a todos que precisarem.
A ação tem foco na prevenção, e incentiva a
adesão ao acompanhamento psicológico contínuo para o alcance do bem-estar,
apesar das dificuldades cotidianas agravadas pela pandemia. "É preciso que
cada um faça uma autoanálise. Observe se há algo que esteja causando algum
sofrimento ou prejuízo. Questione-se sobre como está lidando com as situações
do dia a dia, se as suas emoções estão muito intensificadas, como está a sua
relação no trabalho e em casa, e como estão a qualidade do seu sono e
alimentação. Essas são avaliações que mostram a necessidade de se antecipar e
buscar ajuda preventivamente. Quando a pessoa já está com o quadro agravado, o tratamento
é mais prolongado e possui algumas dificuldades a mais", explicou Regiane
Freire.
A analista de processos sênior da CSP Liana
Silva trabalha na empresa há seis anos e sempre utilizou o acompanhamento
de saúde ofertado pela empresa. Após a indicação de um colega da CSP, que
utilizou e aprovou a plataforma online, ela aderiu ao novo serviço, realizou a
consulta online e já está recomendando aos conhecidos.
“Essa ferramenta online é fabulosa, tem valor
acessível e até reembolso pelo plano de saúde. É muito prático, o sistema é
super amigável e você faz a consulta online, vendo o profissional, falando com
ele, sem se expor à covid-19 em ambientes externo”, relata Liana Silva. Ela
conta que considera o acompanhamento de suma importância para qualquer pessoa.
“Eu acho que isso tem que ser naturalizado. Não se deve esperar ter questões
mais profundas para buscar apoio. É sempre bom poder contar com o olhar de um
profissional", recomendou.
50 ações protetivas externas e
internas
Desde março de 2020, mais de 50 medidas
preventivas externas e internas foram adotadas pela CSP, como o desenvolvimento
de um aplicativo de autoavaliação diária, que já registrou 300 mil avaliações
dos empregados. A usina realizou mais de 18 mil testes de Covid-19 em
empregados, para o monitoramento e prevenção, no ano passado.
Outras ações implantadas:
·
Acelerou
a digitalização e adaptou os processos e fluxos;
·
Criou
um comitê especial que implantou o Plano de Contingência do Coronavírus na CSP;
·
Desenvolveu
um aplicativo de autoavaliação diária exclusivo para empregados;
·
Determinou
a modalidade de trabalho home office, deixando apenas um contingente mínimo na
área operacional;
·
Distribuiu
máscaras para todos os empregados;
·
Intensificou
em todos os ambientes os procedimentos de higienização;
·
E
mantém uma campanha de conscientização, dentre outras ações preventivas à
COVID-19.
No período, também foram realizadas ações
externas de enfrentamento aos efeitos da pandemia.
·
Cerca
de 2.600 moradores da região foram contemplados com as doações de 1.979 cestas
básicas entre os meses de abril e setembro;
·
O
Natal dos Voluntários da Alegria entregou doações de brinquedos para 553
crianças, presenteadas por empregados da CSP;
·
Foram
doados R$ 1,5 milhão pela CSP para a compra de insumos de equipamentos
hospitalares para o combate ao coronavírus;
·
Foram
doadas 220 mil máscaras pelas acionistas da CSP (Vale, Posco e Dongkuk) e
entregues para empregados e familiares, terceirizados, comunidades vizinhas e
ao Governo do Estado do Ceará;
·
Foram
doados 15.600 testes rápidos ao Governo do Estado do Ceará pela Vale, acionista
CSP;
·
Além
disso, dois mil kits com máscaras e itens de higiene foram doados para
profissionais de sete postos de saúde em São Gonçalo do Amarante e Caucaia;
·
Conheça
algumas das ações realizadas pela CSP aqui: https://www.cspecem.com/pt-br/2020/03/confira-quais-sao-as-medidas-de-prevencao-ao-coronavirus-adotadas-na-csp/
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