15 de setembro
de 2021
O navio
Quetzal Arrow carregou 30 pás eólicas e desatracou, no início desse mês, do
terminal portuário do Pecém em direção ao Porto de Houston, nos Estados Unidos.
Com a conclusão dessa operação, o Porto do Pecém superou a marca de 1000 pás
eólicas movimentadas somente em 2021. Entre embarques e desembarques, já
movimentamos nesse ano 1052 dessas gigantes com tamanhos que variam entre 54 e
80 metros de comprimento.
A maior parte
das pás movimentadas são destinadas à exportação, principalmente, para portos
nos Estados Unidos, Alemanha e Chile. No sentido contrário, ou seja, no
movimento de importação as pás chegam, principalmente, de portos localizados na
China. Aqui, essas gigantes desembarcam para ser instaladas em parques eólicos
no nordeste brasileiro, em estados como Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.
“O terminal
portuário do Pecém é um hub portuário, ou seja, um porto concentrador de linhas
de cabotagem e longo curso. Nossa localização estratégica faz com que tenhamos
um reduzido tempo de viagem em relação aos principais mercados consumidores
dessas pás. Além disso, estamos nos preparando para, em breve, recebermos pás
ainda maiores”, diz Raul Viana, gerente de negócios portuários do Complexo do
Pecém.
O Porto do
Pecém é especializado na movimentação das chamadas cargas de projeto, como são
as pás eólicas. Ou seja, todas as cargas cujas medidas, dimensões e peso são
fora dos padrões para o embarque em contêineres convencionais.
0 comments:
[ Deixe-nos seu Comentário ]
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor