2

São Gonçalo do Amarante - CE - Quarta-feira 27 de Outubro de 2021 - Ano: XIV - Edição: 4.757

Cimento Apodi, SESI e ACECIPP realizam aula inaugural do Projeto “Construindo o Saber” no Pecém em São Gonçalo do Amarante

Realizado pela primeira vez no município, o programa de elevação escolar do SESI atenderá comunidade e funcionários, com duas turmas totalizando 82 alunos

06 de Outubro de 2021

O Projeto “Construindo o Saber” da Cimento Apodi, em parceria com o SESI, iniciou a oferta do “Meu Diploma SESI” com aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para funcionários, dependentes, e comunidades interessadas, no entorno da unidade da fábrica da cimenteira localizada no Pecém, São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Realizado pela primeira vez no município, a edição do projeto tem apoio da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).

A aula inaugural foi realizada de forma on-line no dia 29/09 para os 82 alunos das turmas de Ensino Fundamental (56) e Ensino Médio (26), com a participação do diretor financeiro (CFO) da Cimento Apodi e presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Eduardo Amaral; da gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi, Gisele Sestren; do gerente da fábrica da Apodi no Pecém, Ângelo Durand e dos professores do SESI Ceará, Laércio Vieira de Oliveira (coordenador pedagógico), Juscelino Kerginaldo Rodrigues e Deverson Nascimento (docentes).

“Temos o orgulho que estamos em dar continuidade à essa parceria com o SESI, com apoio da AECIPP. Acredito que esse curso vai fazer a diferença na vida de cada um. Conhecimento é um processo dinâmico, que nunca para e o projeto vai ser um caminho que vai abrir portas na vida de cada um. A Apodi investe nesta iniciativa, com objetivo de ser uma indústria atuante e que contribua com o crescimento da sociedade”, explica Eduardo Amaral, diretor financeiro da Cimento Apodi durante as boas-vindas aos alunos.

As aulas das turmas de ensino fundamental (às segundas e quartas) e ensino médio (quintas e sextas-feiras) serão realizadas via plataforma do Google Meet, no horário das 19h. Dos 82 alunos, sete participantes são de funcionários da Cimento Apodi; 13 são colaboradores de empresas associadas à AECIPP e 62 alunos são pessoas de comunidades do entorno da fábrica da Cimento Apodi no Pecém. A média de idade dos participantes é em torno dos 30/40 anos, incluindo tanto homens quanto mulheres.

Histórico

Iniciado em 2018, o Projeto “Construindo o Saber” já realizou cinco turmas até 2021 em Quixeré/CE, sendo três de ensino médio e duas de ensino fundamental, com 255 participantes. Desse número, 70% dos alunos conseguiram concluir os estudos e se diplomar, de acordo com a gerente Gisele Sestren.

“Depois de ser bem-sucedido em Quixeré, havia muita vontade em trazer esse projeto para o Pecém. Estamos felizes em contar com o apoio da AECIPP e iniciar as aulas ainda setembro, um mês muito especial por celebrarmos também o centenário do educador Paulo Freire, patrono da Educação brasileira. Para os novos alunos, desejamos resiliência e persistência, ao mesmo tempo que parabenizamos por estarem dispostos a retomar e concluir seus estudos”, avalia Gisele.

Metodologia SESI

O Programa “ Meu Diploma SESI” dá a oportunidade que trabalhadores da indústria possam concluir a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), sem nenhum custo, podendo dar prosseguimento à sua vida acadêmica, pleiteando uma formação técnica, ou quem sabe uma graduação, ou até conquistando novos cargos na empresa em que trabalha, além de melhorar a sua autoestima e qualidade de vida.

A Educação de Jovens e Adultos do SESI possui metodologia exclusiva, pois realiza a identificação, reconhecimento e certificação das competências e habilidades que o cidadão desenvolveu ao longo da sua vida, seja na escola, no trabalho ou na vida social, aproveitando aquilo que ele já traz, reduzindo o tempo de curso.

Na primeira etapa, chamada de Reconhecimento de Saberes (RDS) o SESI levantará, por meio de intervenções pedagógicas e preenchimento de instrumentais, o conjunto de competências e habilidades que o aluno já possui, para a partir daí, identificar as que precisarão ser trabalhadas na etapa seguinte.

No segundo momento, chamado Curso Nova EJA EAD, o SESI elaborará um cronograma de estudos, organizado por área do conhecimento, onde o aluno desenvolverá o necessário para a sua certificação. O tempo de estudos dependerá do que o aluno deixou de apresentar na etapa de RDS, podendo variar entre 2 meses e 1 ano e meio.

0 comments:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor