header ads

Ceará chega a 10 nomes na transição de Lula

Pedro Ivo (à esquerda), Toinha Rocha (meio) e Wesley Diógenes (à direita). (foto: Divulgação)
  
O Ceará já conta com ao menos dez nomes na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante esta quarta-feira, 16, foram anunciados os nomes de Wesley Diógenes e Pedro Ivo, ambos ligados ao partido Rede Sustentabilidade, da ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva.

Os cearenses somam-se a Felipe Matias, do Desenvolvimento Agrário do Estado, e Arialdo Pinho, secretário do Turismo, que também foram anunciados pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição. O político realizou o anúncio na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, ao lado da dirigente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann (PT) e do ex-ministro Aloizio Mercadante.

Diógenes é engenheiro sanitarista e ambiental, além de porta-voz nacional da Rede. Ele fará parte do conselho político, composto pelos representantes das legendas que integram o base de apoio do futuro governo petista.
Pedro Ivo é ex-assessor do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ex-secretário do Meio Ambiente e Planejamento Urbano na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Em sua trajetória política, o ambientalista aproximou-se de Marina Silva, ex-titular do MMA e integrante do grupo de transição para a terceira gestão de Lula à frente do Poder Executivo.

O profissional vai desenvolver trabalhos na área ambiental. Ele é fundador da Associação Alternativa Terrazul.

Outros nomes anunciados

O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, também foi anunciado como integrante da equipe de transição do presidente eleito. Natural de Lima Duarte, em Minas Gerais, o secretário, de 68 anos, fixou-se no Ceará em 1958. Ele cursou Economia, Administração e Ciências Sociais.

Em 2006, foi convidado a ser coordenador da campanha do atual senador Cid Gomes (PDT) ao Governo do Estado naquele ano. O pedetista acabou vencendo Lúcio Alcântara ainda no primeiro turno.

Naquela época, após as eleições, Arialdo passou a integrar a equipe de transição e, posteriormente, a Secretaria da Casa Civil. Em 2010, voltou a coordenar a campanha de reeleição de Cid e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Arialdo assumiu a Secretária do Turismo na gestão do ex-governador Camilo Santana (PT).

Quem também foi anunciado foi o cientista chefe de Aquicultura e Pesca Artesanal da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), João Felipe Nogueira Matias. Ele vai integrar o grupo de questões relacionadas à Pesca.

Ele é graduado em Engenharia de Pesca e em Administração e MBA em Gestão Empresarial. Ele tem mestrado em Engenharia de Pesca, na linha de Aquicultura e Sustentabilidade, assim como mestrado em Administração e Controladoria, na linha de Estratégia e Sustentabilidade.

Felipe possui doutorado em Biotecnologia de Recursos Pesqueiros e pós-doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra na Universidade Federal Fluminense (UFF). Antes de integrar a SDA, o profissional foi secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura entre 2005 e 2012 e em 2015.

Veja os dez nomes do Ceará anunciados na equipe de transição de Lula:



Comentários