header ads

ArcelorMittal apresenta o universo do aço com tecnologia de realidade virtual em escola do Pecém




A experiência no ambiente escolar é uma novidade do Programa de Visitas da ArcelorMittal Pecém e deverá se expandir para outras escolas de São Gonçalo do Amarante

A ArcelorMittal promoveu uma manhã especial para 60 alunos, de 15 a 18 anos, da escola de ensino médio Edite Alcântara Mota, no Pecém. A turma de estudantes do terceiro ano foi apresentada ao universo de informações, tecnologias e possibilidades que envolvem a produção de aço. Além disso, eles participaram de uma imersão com o tour digital 360º, que possibilita uma visão panorâmica das áreas de operação da usina, por meio do uso de óculos de realidade virtual. A ação aconteceu nesta terça-feira (25/4).

A experiência promovida no ambiente escolar é uma novidade do Programa de Visitas da ArcelorMittal Pecém e deverá se expandir para outras escolas de São Gonçalo do Amarante. A programação foi iniciada com uma palestra sobre o processo produtivo e indicadores da usina. Em seguida, foram apresentados os principais programas e projetos realizados nas comunidades, além das oportunidades ofertadas para ingresso no mercado de trabalho. Por fim, a imersão 360º.

Empresa vai à escola

Segundo o Ítalo Ribeiro, da equipe de Responsabilidade Social da siderúrgica, a programação cumpriu a sua missão de apresentar o processo produtivo do aço. “A gente trouxe a empresa para a escola. A gente busca contribuir com o desenvolvimento da região, porque a gente acredita que a empresa precisa crescer sempre possibilitando também que a região cresça", destacou.

A coordenadora pedagógica da escola, Charleny Sales, agradeceu a iniciativa. “Os alunos têm muita curiosidade, principalmente com relação ao funcionamento das empresas aqui do Complexo do Pecém. A gente acredita no grande potencial dessa ação. Isso apresenta pra eles na prática o que a gente já trabalha na escola, com relação ao mercado de trabalho. A gente já tem essa parceria com a siderúrgica de outros momentos e, agora, estamos recebendo ela aqui. Nós temos a necessidade dessa parceria com mais empresas. A ArcelorMittal está despontando na frente aqui com a gente”, destacou a gestora.

Experiência inovadora e mágica

Os alunos ficaram entusiasmados com os aprendizados. A Alessandra Alves, de 18 anos, mora nas Pitombeiras. Esse foi o primeiro acesso dela à tecnologia de realidade virtual. “Achei muito inovador, muito dinâmico, muito mágico mesmo! Essa presença da empresa aqui, vindo até nós, é um grande privilégio. Abre portas pra novas experiências. Foi incrível”, afirmou.

A Luana de Lima, de 16 anos, reside em Matões e também elogiou. “Achei bem interessante e revolucionário. Me surpreendeu. Eu tinha uma visão diferente. Vi que é um lugar bem organizado e estruturado, com controles ambientais e tudo mais”, contou.

Para a Bruna Rafhaella, de 16 anos, moradora do Pecém, foi tudo muito divertido. “Ver aquelas máquinas gigantes, o aço, as pessoas trabalhando... É incrível, de outro mundo! E é muito maravilhoso ver uma coisa diferente e com um propósito assim pra comunidade. E ver que eles se importam com o meio ambiente, dando a destinação certa pras sobras de materiais, me chamou ainda mais atenção”, ressaltou.

O João Gabriel, de 17 anos, é de Matões e comemorou a oportunidade. “Foi uma experiência nova. Aqui na comunidade não tem muito isso, de as empresas chegarem pra mostrar o modelo delas de trabalho. Fiquei surpreso com a visita virtual. Gostei do que foi apresentado. É uma empresa boa, com ótimos profissionais. Espero ver eles aqui de novo”, finalizou.

Comentários